Dúvidas Frequentes
O que é energia solar fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica é proveniente da luz do sol e obtida por meio de módulos fotovoltaicos, que têm como função captar a irradiação solar e transformá-la em energia elétrica.
Dá para adicionar mais placas fotovoltaicas depois da primeira instalação?
Sim, se a sua necessidade ou consumo de energia elétrica aumentar e houver espaço disponível no seu telhado e seu inversor permitir aumento de potência, é possível acrescentar mais módulos fotovoltaicos ao seu sistema.
Onde é possível instalar um sistema de energia solar?
Os sistemas de energia fotovoltaicos podem ser instalados em residências, empresas, comércios, estacionamentos e áreas rurais. Podendo ser instalados na modalidade: telhado, garagem solar ou diretamente no solo.
Qual a diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica?
Embora os dois utilizem o sol como fonte primária de energia, os dois sistemas têm funções bem diferentes. Com o sistema de energia solar fotovoltaico, é possível gerar energia elétrica para atender as cargas elétricas de uma determinada unidade consumidora. Já o aquecimento solar, utiliza a energia térmica (calor) do sol, para aquecimento de água.
E se houver excedente de energia solar, o que acontece?
O excedente de energia elétrica gerada por meio do sistema solar fotovoltaico pode ser exportado para a rede da distribuidora local, tornando-se um crédito em sua fatura de energia, onde o mesmo poderá ser utilizado em um período de até 60 meses. O sistema de compensação de energia é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde 2012, com o objetivo de promover e incentivar o uso de energia limpa e sustentável em todo o país, tanto no aspecto residencial, como industrial.
Eu posso vender a energia excedente para a distribuidora de energia?
Não. De acordo com a NR 482 da Aneel, não é permitida a comercialização de energia excedente. O que existe é um crédito de energia (em kWh) que poderá ser debitado nas faturas por um período de até 5 anos.
Posso zerar a minha fatura de energia elétrica?
Não. Unidades consumidoras enquadradas no grupo A (geralmente indústrias e comércios) permanecerão com o custo relativo à demanda contratada. Já unidades consumidoras enquadradas no grupo B (residencial ou rural) terão que pagar a taxa de disponibilidade e a taxa de iluminação pública, mesmo quando houver excedente de geração em relação a energia consumida.
Se a obtenção de energia fotovoltaica depende do sol, como funciona em dias nublados?
O sistema solar fotovoltaico se baseia na quantidade de luz recebida. Ou seja, mesmo em dias nublados ou de chuva há radiação suficiente para a geração de energia, porém em uma intensidade menor do que em dias de sol
O sistema de energia solar fotovoltaico é barulhento?
Não. O processo de geração de energia solar fotovoltaica é silencioso.
Os módulos fotovoltaicos precisam de manutenção?
Sim! Poluição, poeira e folhas contribuem para impedir que a luz do sol chegue até as células fotovoltaicas em seus painéis solares. Por isso, é necessário fazer uma manutenção dos módulos fotovoltaicos, que consiste em uma limpeza semestral ou anual, dependendo da cidade, nível de poluição e de chuva.
Não é recomendada a utilização de produtos químicos e acessórios que possam riscar os módulos. A limpeza dos módulos é importante para eliminar resíduos depositados sobre os mesmos, que possam diminuir seu desempenho de geração de energia.Quanto custa um sistema de energia solar fotovoltaica?
Os valores variam conforme a potência do sistema e a quantidade de energia a ser gerada.
Em quanto tempo retorna o investimento?
O payback pode variar entre 4 e 6 anos, de acordo com a irradiação do local e o custo da tarifa de energia.
É necessário fazer obra civil para instalação do sistema fotovoltaico?
Normalmente não, porém eventualmente serão necessárias pequenas adaptações, como furar uma laje ou puxar uma nova tubulação. Todos estes pontos são verificados antes da instalação quando da visita técnica no local da instalação.
É necessário fazer alteração na instalação elétrica existente?
Pequenas alterações como instalação de mini disjuntor, cabeamento e eletrodutos podem se fazer necessários para o perfeito funcionamento do sistema fotovoltaico.
Os módulos fotovoltaicos suportam chuva de granizo?
Os módulos têm grande resistência para impacto de granizos. São testados com granizos de 1” de diâmetro com velocidade entre 80-90km/h.
Qual a garantia de um sistema fotovoltaico?
A garantia do módulo fotovoltaico é de 10 anos contra defeitos de fabricação e de 25 anos do desempenho, garantindo 80% de desempenho mesmo após 25 anos de uso. Já os inversores possuem garantia de 5 anos contra defeito de fabricação.